NECRONOMICON SOCIAL por Def Yuri: <strong>ATIVISTA DO HIP HOP É EXECUTADO</strong>

NECRONOMICON SOCIAL por Def Yuri

Futucando as feridas midiáticas & sociais com sal grosso!

sábado, setembro 16, 2006

ATIVISTA DO HIP HOP É EXECUTADO

A violência fez mais uma vítima na Baixada. Ítalo Lopes dos Passos, de 29 anos, foi assassinado na noite da última quinta-feira em uma festa no bairro Juscelino, em Mesquita. Dois policiais militares foram detidos minutos depois, acusados de participar do crime. Ítalo era integrante do grupo de hip hop Setor BF, e estava filmando um curta-metragem sobre vítimas da violência. Ongs e instituições de defesa dos direitos humanos foram surpreendidas pela notícia e repudiaram mais uma vez, a ação de PMs corruptos na região.

Mais de um ano depois da chacina que dizimou 29 pessoas, a Baixada vive novamente momentos de terror inspirados pela violência policial. Por volta das 22h30 da última quinta-feira, Ítalo estava na calçada de uma festa organizada por uns amigos do orkut (site de relacionamento), na rua Oscar Soares, em Mesquita, quando um gol branco, de placa dobrada, com dois ocupantes, disparou mais de dez tiros contra o rapaz.

Segundo informações, um dos ocupantes do carro mandou um grupo que estava parado perto do rapaz se afastar porque o objetivo era atingir somente Ítalo. Durante os disparos, um tiro acabou perfurando o abdômen de Rafael Borges Andrade, de 24 anos, que foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Juscelino Kubistchek, em Nilópolis e sobreviveu ao atentado. Ítalo morreu na hora.

Policiais de plantão ouviram os tiros e foram até o local. Minutos depois, um carro suspeito foi detido na avenida Carlos Marques Rollo, em Nova Iguaçu. Com os dois ocupantes, os soldados Paulo Rogério Barboza Soares, lotado no 16º BPM (Olaria), e André Marcelo Pereira Saraiva, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foram encontrados um revólver e duas pistolas. Eles foram presos e levados para a 64ª DP (Vilar dos Teles), de onde foram encaminhados para a detenção no Batalhão Especial Prisional (BEP) da PM.

A polícia militar informou que vai submeter os acusados, na próxima segunda-feira, ao Conselho Disciplinar da instituição. Eles poderão ser advertidos e até expulsos da corporação. O delegado da 53ª DP (Mesquita), onde o crime está registrado, Júlio César Vasconcelos, revelou que os suspeitos responderão à justiça comum por tentativa de assassinato e homicídio. Ele disse que ouvirá o sobrevivente e solicitará uma perícia no local.

No começo da semana que vem, um grupo de ativistas do movimento hip hop e políticos de Mesquita se reunirão com o secretário Estadual de Direitos Humanos, Paulo Bahia, para discutir a violência na região.

Amigos fazem homenagem
durante o sepultamento

A tarde de ontem não parecia estar de acordo com o sofrimento sentido por parentes e amigos de Ítalo Lopes dos Passos, de 29 anos. O calor e o sol forte nem de longe lembravam o dia triste vivido por eles. No Cemitério Municipal de Mesquita, mais de cem pessoas choraram pela morte de Ita, integrante do grupo de hip hop Setor BF, e ativista de direitos humanos.

Familiares e conhecidos do rapaz estavam revoltados e se perguntavam sobre a motivação do crime. “Ele era um cara que falava com todo mundo, e se dava bem com todo mundo. Podia andar em qualquer bairro da cidade, a hora que quisesse. Era um cara pesado, e agora, vão sentir o peso dele”, declarou indignado Wladimir Augusto, 37, amigo e integrante do Setor BF. Hilton Passos, 33, não se conformou com a morte do irmão. “Ele estava muito empolgado, e muito feliz com os projetos. Isso é uma covardia. Eles mataram meu irmão da maneira mais covarde possível”, lamentou.

Na Baixada, casos como o de Italo não são raros. No começo deste ano, dois jovens foram friamente assassinados próximo a um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) em Nova Iguaçu. Fabrício Rangel Kengem e Renato Jacques de Freitas Filho, de 26 anos, foram mortos depois de pedir ajuda à policiais militares do DPO de Andrade Araújo. Um PM foi preso por envolvimento no crime.



Fonte: http://www.jornalhoje.inf.br/baixada2.htm

Links to this post:

Criar um link

<< Home